Meeting
Meeting

press to zoom
Working Coffee
Working Coffee

press to zoom
Papers
Papers

press to zoom
Meeting
Meeting

press to zoom
1/15

Nossos Serviços

Assessoria Tributária

Após a implantação por parte do Governo da totalidade de controle sobre operações econômico-financeiras, da produção de bens e serviços e da comercialização de mercadorias, mediante o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), não basta apenas apurar impostos. Faz-se necessário a revisão contínua tanto da composição da apuração dos tributos em espécie (fato gerador, base de cálculo, alíquota, enquadramento em benefícios, etc), quanto em relação ao cumprimento das obrigações acessórias.

Além disso, considerando a complexidade do sistema tributário brasileiro, não pode ser desprezada a análise contínua dos regimes de tributação adotados, implantação e gestão de benefícios fiscais, cadastro de itens (classificação NCM, CEST) e cadastro de clientes e fornecedores, acompanhamento de domicílios tributários, consultorias especializadas e técnicas, etc.

Você têm a certeza de que paga impostos adequadamente?

Folha de Pagamento

A correta elaboração da folha de pagamentos é de fundamental importância para se evitar desde desgastes desnecessários com os colaboradores, até a fim do contrato laboral dispendioso em virtude de contenciosos jurídicos.

Todavia, além deste aspecto, o departamento de pessoas possui atribuições e rotinas muito mais amplas as quais, se não forem implementadas e geridas, podem ocasionar em desencaixes financeiros. Assim, é recomendável a adoção de normas e procedimentos internos e externos, como acompanhamento cadastral de colabores e prestadores e arquivamento e devolução de dados (SEFIP, Recibos, etc), controle interno e acompanhamento da situação fiscal e pendências/divergências entre GFIP e GPS, normas e procedimentos em operações com despesas reembolsáveis (RDVs, telefonia, etc), entre outros aspectos.

Suas rotinas trabalhistas estão em compliance?

Gerenciamento de Caixa

O gerenciamento de caixa ou gerenciamento financeiro é imprescindível dentro de qualquer companhia. É este procedimento que permite a adequada alocação de recursos nas áreas e "time" corretos.

Assim, é necessário o acompanhamento diário e permanente de fluxos, mediante o estudo do histórico da Companhia e aplicação de projeções futuras.

Além disso, em Companhias maiores ou mais complexas, é imprescindível a estruturação da Controladoria, Auditorias Interna e Externa e demais instrumentos de governança que proporcionam maior segurança contra fraudes e desvios.

Você aplica fluxo de caixa projetado?

Sucessões

O que pode ser tratado em um certo momento apenas como alternativas tributárias, poderá representar no futuro a fluidez de processos/procedimentos empresariais e mais, economia com advogados e impostos (o ITBI que antes era de 4% hoje está em 8% e há projeto na Câmara para majorá-lo à 20% - sendo destes, 12% destinado à União; o Imposto de Renda sobre Ganho de Capital anteriormente tributado em 15% já encontra-se em 25%, entre outros projetos discutidos na mídia, como, Impostos sobre Grandes Fortunas).

Não obstante a tudo isso, o planejamento sucessório não deve ser realizado de improviso e a preparação de sucessores com perfil profissional requer tempo, investimento e treinamento. 

Como seu negócio está sendo pensado do ponto de vista da perenidade?

Contabilidade

A Contabilidade a muito tempo não deve ser aplicadas apenas para a geração de guias de impostos para pagamento. Aliás, desde sempre foi elaborada, estudada e aperfeiçoada, como instrumento de auxílio e controle patrimonial.

Hoje a contabilidade aplicada com normas internacionalmente aceitas, permite a correta compreensão de decréscimos ou acréscimos patrimoniais, aponta gargalos e oportunidades.

Ademais, uma contabilidade confiável proporciona aos acionista, investidores, bancos e sociedade em geral, confiança e prestígio. Além disso, permite que bancos adotem taxas menores na captação de recursos, em função da qualidade não apenas de números friamente, mas também, de processos e resultados dentro da Companhia.

Você entende ou tem conhecimento sobre a evolução patrimonial de sua Companhia?

Consultoria

Chamamos de consultoria tudo aquilo que não foi citado antes, mesmo estando relacionado, mas que haja dúvida ou necessidade de estudo.

Dizemos que de fato algo deve ser de fato implantado se antes for devidamente estudado, uma vez que cada Companhia possui particularidades inerentes a si própria. Assim, podemos elencar algumas situações que requerem análise para posterior implantação - apenas a título de exemplo:

• Reorganização societária - para fins sucessórios ou planejamento tributário
• Centro de Custos Compartilhado - para redução de custos de gestão e tributários 
• Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Assessoria na implantação e acompanhamento de benefícios aplicáveis
• Due Diligence – suporte em processos aquisições e vendas de Companhias
• Traider – suporte para implantação e operações de comércio exterior, etc.

Existe demanda, posso contribuir?